Inscrições para o programa estão abertas
A secretaria de Assistência Social e Habitação da prefeitura de Brusque está com inscrições abertas para os interessados em participar do programa Serviço Família Acolhedora. O novo atendimento cadastra famílias ou pessoas da comunidade para acolher voluntariamente em suas casas crianças e adolescentes, por um período provisório, oferecendo cuidado, proteção integral, convivência familiar e comunitária. A inscrição está aberta por tempo indeterminado e pode ser realizada pelo telefone (47) 3251-1844, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, ou pelo e-mailaltacomplexidade.brusque@gmail.com.
Os interessados precisam ficar atentos aos requisitos necessários. O candidato deve residir no município de Brusque, ser maior de 21 anos e ter aceitação de todo o grupo familiar para a proposta de acolhimento. O inscrito também precisa ter disponibilidade de tempo e interesse em oferecer proteção, cuidado e amor, além de participar do processo de seleção e das atividades do serviço. Não pode fazer a inscrição a pessoa com interesse em adoção ou que apresentar problemas psiquiátricos, dependência de substância psicoativas ou estar respondendo processo judicial. Os cadastrados serão habilitados e receberão preparação e acompanhamento da equipe técnica responsável pelo serviço de acolhimento.
A psicóloga da secretaria de Assistência Social e Habitação, Ionara Marques Riciatti, destaca que receber uma criança em acolhimento provisório não significa a integração como filho. “A família acolhedora assume papel de parceira no atendimento à criança e na preparação para seu retorno à família de origem ou encaminhamento à adoção”, esclarece. Para o Serviço Família Acolhedora, a secretaria municipal busca parcerias institucionais com o juizado da infância e juventude, a promotoria da infância e juventude, o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente



